viagem

viagem
Petar

domingo, 12 de setembro de 2010

Projeto resistências - Quilombo

Oi pessoal!
A viagem está chegando e precisamos retormar nossas discussões sobre o Quilombo de Ivaporunduva. Rescentemente a ponte que liga o quilombo à rodovia foi inaugurada. Estou postando um vídeo que fala da construção da ponte. Vimos que o quilombo, atualmente, é um lugar que resiste para manter seus modos de vida. Será que ponte irá contribuir para isso ou irá atrapalhar o modo de vida dos quilombolas? Quais serão os pontos favoráveis e quais serão os pontos negativos? Haverá mais ganhos ou mais perdas? Vamos discutir esse assunto? O debate está aberto.

14 comentários:

  1. eu achei que esta construção trará tanto ganhos como perdas, alguns dos pontos são esses, a ponte trará mais turistas trazendo renda aos habitantes, mas por outro lado isso pode fazer com que tenha mais lixo no local (lixo que veio com os turistas), pode haver mais poluição no local, pelos carros que traficam, esses moradores irão interagir mais com outros povos e culturas, acho que tem tantos pontos favoraveis quanto desfavoraveis.
    bruno faria

    ResponderExcluir
  2. concordo com o bruno, pois tambem acho que eles ganham e perdem com a ponte mais perdem mais do que ganham pois a quantidade de turistas ira almentar trazendo mais dinheiro mas tambem desaforos!
    vitor

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruno/Vitor
    Eu também concordo com a questão do lixo que os turistas podem levar ao quilombo. Por isso, nós que vamos visitá-los devemos nos preocupar em produzir o mínimo de lixo possível. Aliás não só lá quilombo, mas na viagem toda (no ônibus, na pousada, etc...) Podíamos fazer uma campanha de lixo mínimo na viagem, o que vocês acham?
    wagner

    ResponderExcluir
  4. Seria uma boa ideia fazer uma campanha. Mas acho meio difícil e mesmo que as salas concordem em fazer... não vai funcionar. Somos muito bagunceiros.
    Alexi

    ResponderExcluir
  5. Aqui é o Théo comentando...
    concordo com todos mais acho que temos capacidade de fazer esta campanha (mesmo que sejamos "bagunceiros").
    Valeu

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Alexi... não ia dar ceto..

    ResponderExcluir
  8. tambem gostei da idéia wagner acho intereçante até para os proprios moradores caso queiram segui-la.
    vitor8ano a

    ResponderExcluir
  9. ps: acho intereçante tambem até para os proximos anos que vem ai!
    vitor 8° a

    ResponderExcluir
  10. Meu comentário está abaixo do video...
    Natal

    ResponderExcluir
  11. Estamos muito ansiosas para a viagem, lá nós vamos aprender muito sobre o quilombo, suas cultura. Também vamos entrar em cavernas e vai ser uma boa experiência
    marina nogueira e giovanna rodrigues

    ResponderExcluir
  12. Alexia disse ..
    Wagner quantos habitantes existem no quilombo ?

    ResponderExcluir
  13. Cerca de 90 famílias e mais ou menos 400 habitantes no total.

    ResponderExcluir
  14. EU ACHEI PRIMEIRAMENTE AS SUAS PERGUNTAS MUITO INTERESSANTE.POIS ACHO QUE A PONTE IRÁ AJUDAR OS QUIILOMBOS QUE ABITAM AQUELE LUGAR.jESSICA 8A

    ResponderExcluir