viagem

viagem
Petar

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CORREÇÃO DA ATIVIDADE

Olá pessoal,
Quem fez o trabalho de leitura sobre a revolução industrial pode corrigí-lo com o modelo abaixo:

Corrigindo o texto:

Depois de revolucionarem a FABRICAÇÃO de produtos, a energia a VAPOR e o ferro foram aproveitados o setor dos TRANSPORTES, originando duas importantes invenções: o NAVIO e a locomotiva a vapor, que permitiam transportar com RAPIDEZ e em grande quantidade pessoas e MERCADORIAS. A mecanização dos transportes encurtou distâncias, barateou os CUSTOS dos produtos e teve grande importância para o desenvolvimento das indústrias e da ECONOMIA.

No século XVIII, poucos homens de NEGÓCIO possuíam capital (dinheiro) para construir FÁBRICAS, comprar máquinas, contratar TRABALHADORES e adquirir MATÉRIA-PRIMA. Os que possuíam, esse capital, os chamados capitalistas, lucravam muito com a produção industrial. Nascia, assim, um novo sistema econômico, chamado capitalismo INDUSTRIAL, que se baseia no trabalho assalariado e na livre concorrência. Nele os meios de produção (máquinas, terra, ferramentas, matéria-prima, fábricas) pertencem ao CAPITALISTA.

Em comparação com o trabalho HUMANO, as máquinas eram muito vantajosas: produziam mais, com maior rapidez, sempre no mesmo RITMO e INTENSIDADE. O trabalhador tornou-se OPERÁRIO: não era dono das ferramentas, executava uma tarefa repetitiva e, por seu esforço físico, recebia um SALÁRIO, sempre muito baixo. Suas CONDIÇÕES DE TRABALHO eram humilhantes: jornadas longas (12 a 16 horas) sob ritmo acelerado, disciplina RIGOROSA, ambientes SUJOS, barulhentos e sem VENTILAÇÃO adequada, ameaça constante de dispensa sem nenhum DIREITO exploração do trabalho de mulheres e de CRIANÇAS (a partir dos 5 anos de idade).

Sem leis para protegê-los, os operários organizavam SOCIEDADES que, mediante uma taxa, socorriam os trabalhadores em caso de doença, desemprego ou MORTE (pagavam o funeral). Essas sociedades se espalharam a partir de 1793, mas foram PROIBIDAS em 1799. Embora clandestinas, elas continuaram se formando em todo país, e, em 1824, o GOVERNO acabou por legalizá-las.

Os novos e ricos industriais levavam uma vida SEMELHANTE à dos nobres, mas não tinham poder POLÍTICO. Os cargos políticos e o direito de voto eram exclusivos da NOBREZA e dos proprietários rurais, que dirigiam o PARLAMENTO. A situação só se modificou pela lei de 1832 que estendeu o direito de voto à BURGUESIA ou a quem comprovasse ter uma propriedade. Já a imensa classe operária permaneceu, por muito tempo, excluída do eleitorado.

Exercícios:

1) Cite três diferenças existentes entre o artesão e o operário.

O artesão é dono das ferramentas, o operário não; o artesão faz todas as etapas de produção o operário é um especialista, o artesão recebe pelo que produz, o operário recebe um salário.

2) O que caracterizava o burguês industrial?

O investimento feito pelo burguês para adquirir os meios de produção.

3) Como os operários, explorados pelos industriais, reagiram a essa exploração?

Organizando grupos que auxiliavam os trabalhadores quando necessário.

4) Utilizando seus conhecimentos sobre História, responda: Com o desenvolvimento das indústrias surgiu um novo capitalismo no século XVIII, o capitalismo INDUSTRIAL. Mas, o capitalismo não surgiu no século XVIII e sim, no século XVI. Como era chamado o capitalismo no século XVI? Se a riqueza vinha da indústria no capitalismo industrial, de qual atividade econômica vinha a riqueza antes do capitalismo industrial?

Antes do capitalismo industrial havia o capitalismo comercial ou mercantilismo, cuja riqueza vinha do comércio.

5) Dê um novo título para o texto (lembre-se de que o título deve ser coerente com o texto)
livre

19 comentários:

  1. Marcelo

    Wagner eu achei esses videos novos mto legais principalmente aquele da musica porem naum da pra entende o q eles cantam ainda bem q vc pois a letra da musica e a musica real pra quem ouvir pode entender
    O video q o governo ta construindo a ponte pra os quilombolas passarem e bem legal tambem mas tambem tem uma propaganda politica do presidente do Brasile e mto informativo so q e um pouco velho o video.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo
    também achei o vídeo interessante, pena o som não estar legal.Mas e aí, que tal criar uma paródia? vamos por a cabeça para funcionar.
    abração
    wagner

    ResponderExcluir
  3. compreendo voce marcelo e apoio tambem achei os dois videos muito legais!!
    vitor8°a

    ResponderExcluir
  4. Eu nem fiz essa atividade... meus dois pcs pifaram no dia q passaram isso... dps o técnico arrumou um então quando eu fui usar tava sem internet... o modem tinha pifado... tudo cupa do apagão q fica piscando sem parar mas não apaga de vez...

    ResponderExcluir
  5. ainda bem que acertei quase tudo, fui muito bem.

    vitor

    ResponderExcluir
  6. oi meu nome é luiza gostei muito de cite tinha tudo que eu precisava

    ResponderExcluir
  7. tem como coloca a resposta das atividades 1 2 45

    ResponderExcluir
  8. muito bom esclateçeu todas as minhas perguntas

    ResponderExcluir