viagem

viagem
Petar

domingo, 29 de agosto de 2010

exercícios sobre revolução industrial

Olá Moçada! vamos exercitar um pouco sobre a revolução industrial. Faça o exercício opcional abaixo (imprima e cole em seu caderno. Dia 08/09 4f vou vistar o exercício colado em seu caderno ou fichário):

TRABALHO DE LEITURA SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


O que é para fazer:



O texto a seguir possui lacunas que deverão ser completadas com a lista de palavras abaixo. A lista está fora de ordem, portanto sua tarefa é escolher a palavra que melhor completa o sentido da frase. Para facilitar, vá ticando as palavras que você já utilizou. Procure fazer o exercício com lápis para não haver rasuras.



CAPITALISTAS E OPERÁRIOS


Depois de revolucionarem a _____________________ de produtos, a energia a ________________ e o ferro foram aproveitados o setor dos __________________, originando duas importantes invenções: o ___________ e a locomotiva a vapor, que permitiam transportar com _______________ e em grande quantidade pessoas e _____________________. A mecanização dos transportes encurtou distâncias, barateou os _________________ dos produtos e teve grande importância para o desenvolvimento das indústrias e da ________________.

No século XVIII, poucos homens de _____________ possuíam capital (dinheiro) para construir __________________, comprar máquinas, contratar _______________________ e adquirir _____________________. Os que possuíam, esse capital, os chamados capitalistas, lucravam muito com a produção industrial. Nascia, assim, um novo sistema econômico, chamado capitalismo _________________, que se baseia no trabalho assalariado e na livre concorrência. Nele os meios de produção (máquinas, terra, ferramentas, matéria-prima, fábricas) pertencem ao ___________________.

Em comparação com o trabalho _________________, as máquinas eram muito vantajosas: produziam mais, com maior rapidez, sempre no mesmo ____________ e ____________________. O trabalhador tornou-se _______________: não era dono das ferramentas, executava uma tarefa repetitiva e, por seu esforço físico, recebia um _____________________, sempre muito baixo. Suas _____________________________ eram humilhantes: jornadas longas (12 a 16 horas) sob ritmo acelerado, disciplina _________________, ambientes ____________________, barulhentos e sem ______________________ adequada, ameaça constante de dispensa sem nenhum __________________exploração do trabalho de mulheres e de ____________________ (a partir dos 5 anos de idade).

Sem leis para protegê-los, os operários organizavam _________________ que, mediante uma taxa, socorriam os trabalhadores em caso de doença, desemprego ou _______________ (pagavam o funeral). Essas sociedades se espalharam a partir de 1793, mas foram __________________ em 1799. Embora clandestinas, elas continuaram se formando em todo país, e, em 1824, o _______________________ acabou por legalizá-las.

Os novos e ricos industriais levavam uma vida ________________ à dos nobres, mas não tinham poder ______________. Os cargos políticos e o direito de voto eram exclusivos da ____________________ e dos proprietários rurais, que dirigiam o ____________________. A situação só se modificou pela lei de 1832 que estendeu o direito de voto à ____________________ ou a quem comprovasse ter uma propriedade. Já a imensa classe operária permaneceu, por muito tempo, excluída do eleitorado.



LISTA DE PALAVRAS



CRIANÇAS - SISTEMA - FÁBRICAS - NOBREZA - ECONOMIA -

INDUSTRIAL - SUJOS - SEMELHANTE - TRANSPORTES - SALÁRIO -

HUMANO - CUSTOS - MATÉRIA-PRIMA  -GOVERNO - DIREITO -

MERCADORIAS - TRABALHADORES- MORTE - CONDIÇÕES DE TRABALHO  - POLÍTICO -

SOCIEDADES - ELEITORADO - PARLAMENTO - CAPITALISTA  - RAPIDEZ -

BURGUESIA - FABRICAÇÃO  - NAVIO -  RIGOROSA -  VENTILAÇÃO -

VAPOR - OPERÁRIO - FERRAMENTAS - PROIBIDAS  - INTENSIDADE -

NEGÓCIO - RITMO



Exercícios:



1) Cite três diferenças existentes entre o artesão e o operário.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



2) O que caracterizava o burguês industrial?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



3) Como os operários, explorados pelos industriais, reagiram a essa exploração?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




4) Utilizando seus conhecimentos sobre História, responda: Com o desenvolvimento das indústrias surgiu um novo capitalismo no século XVIII, o capitalismo INDUSTRIAL. Mas, o capitalismo não surgiu no século XVIII e sim, no século XVI. Como era chamado o capitalismo no século XVI? Se a riqueza vinha da indústria no capitalismo industrial, de qual atividade econômica vinha a riqueza antes do capitalismo industrial?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



5) Dê um novo título para o texto (lembre-se de que o título deve ser coerente com o texto)

___________________________________________________________________________

8 comentários:

  1. obrigado wagner vou fazer pois vai me ajudar muito. Ah e vou escrever no computador vitor

    ResponderExcluir
  2. Olá vitor/bruno
    qualquer dúvida manda um comentário
    wagner

    ResponderExcluir
  3. Eaw Wagner !!!!!
    Esse blog vai me ajuda mto ainda mais q eu presiso de nota mas eu achei legal e mto util pra todo mundo

    O video da alienaçao faz mto sentido e tambem e um aviso

    As imagens tambem sao mto legais e vao ajuda mto.

    ResponderExcluir
  4. eu acho esse site uma bosta esse trem que sai seus criadores troxas retardas

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal! Gostei do blog e estou acessando sempre que possível. Sou professou de história do 8º ano na Escola Municipal Dr. Fernando Sá Miranda na cidade de Macarani Bahia. Continuem alimentando o Blog, pois irei indicá-lo para os meus alunos observarem as postagens! Abraços, professor Alberto.

    ResponderExcluir