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Petar

domingo, 24 de outubro de 2010

SOBRE A IMAGEM ABAIXO

Vamos discutir um pouco sobre a imagem: Você consegue perceber que a charge abaixo mostra a exploração sofrida pelo 3º estado? Os primeiro e segundo estados estão sendo sustentados ou carregados pelo terceiro estado. A charge faz uma crítica à desigualdade social existente na França pré-revolução. Pensem, refliam e postem seus comentários.

IMAGEM SOBRE A REVOLUÇÃO FRANCESA

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SEGUNDA PARTE VÍDEO SOBRE REVOLUÇÃO FRANCESA

MOÇADA, vejam a segunda parte do vídeo sobre a revolução francesa e fiquem atentos para as seguintes partes:
1) A DIFERENÇA SOCIAL EXISTENTE NA SOCIEDADE FRANCESA ANTES DA REVOLUÇÃO (a situação dos nobres e a situação dos pobres)
2) A DIVISÃO SOCIAL DA FRANÇA (havia três Estados ou grupos sociais, que posicionava as pessoas de acordo com o nascimento. Assim temos: 1º Estado = clero; 2º Estado = nobreza; 3º Estado = trabalhadores, artesão, camponeses e burguesia)
3) A IMPORTÂNCIA DE ROBESPIERRE (que será um líder fundamental da revolução).
4) A IMPORTÂNCIA DO ILUMINISMO.

Assistam e tirem suas dúvidas. Façam comentários.

Revolução Francesa - Parte 02 de 14

sábado, 16 de outubro de 2010

Revolução Francesa - Parte 01 de 14

REVOLUÇÃO FRANCESA

Moçada. Depois de estudarmos as ideias iluministas, vamos começar o estudo da revolução francesa. O History Channel produziu uma série que fala sobre a revolução. Vou postar os episódios aos poucos, mas é muito importante que possamos trocar ideias sobre a série. Assistam e tirem suas dúvidas.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

NOVIDADES DO BLOG

Olá Moçada,
Algumas novidades no Blog: Você pode participar da pesquisa sobre a viagem. No lado esquerdo há um espaço para votar. Veja também que há uma epaço que mostra dicas de revistas sobre história. Tem também um espaço para você pesquisar temas e palavras chaves dentro do blog.  Aproveitem!!!!!!!!!

Chegando na Alambari de Baixo

RESUMO SOBRE ILUMINISMO

Para você aprofundar e tirar suas dúvidas em relação ao Iluminismo, leia o resumo abaixo. Se tiver dúvidas pode postar a vontade.

1. Conceito
* Também denominado Ilustração , foi um movimento intelectual que surgiu na Europa, a partir do século XVII, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas).
* Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

. Antigo Regime I
* Mas o que era o antigo regime , tão odiado pelos simpatizantes do iluminismo? O antigo regime correspondia a um período da Europa, onde a sociedade girava em torno do (a):
* 1- Absolutismo : prática política que defendia o poder total nas mãos de um rei.
* 2- Mercantilismo : prática econômica que, entre outras coisas, fazia o rei embolsar a maior parte das riquezas acumuladas.

3. Antigo Regime II
* 3- Sociedade Estamental : condição onde a posição social (status) de alguém depende do seu nascimento, e não das riquezas acumuladas.
* 4- Igreja Católica : a igreja geralmente estava alinhada aos interesses do rei.
* O antigo regime, então, era composto por instituições e modelos sócio-econômicos que iam contra os interesses da burguesia. Por este motivo, deveria ser substituído.

4. Filósofos Iluministas: John Locke
* Locke foi um filósofo inglês.
* Criou a obra “ Dois Tratados sobre o Governo ”, na qual descreve a condição do governo civil, assim como a justificativa para a sua existência e os requisitos necessários à sua viabilização.
* É considerado o pai do liberalismo moderno, filosofia política que defende a propriedade privada, a igualdade de todos perante a lei, a limitação do poder do governante e o livre mercado.
* As idéias republicanas , constitucionais e o direito ao voto surgiram a partir das idéias liberais.

5. Filósofos Iluministas: Montesquieu
* Montesquieu foi um filósofo francês.
* Criou a obra “ Do Espírito das Leis ”, na qual defendeu a separação dos três poderes do estado, ou seja, o Executivo, Legislativo e Judiciário.
* A idéia da separação dos três poderes tinha como objetivo limitar o poder do governante, para evitar abusos de autoridade, comum no Absolutismo.

6. Filósofos Iluministas: Voltaire
* Voltaire também foi um filósofo francês.
* Criou a obra “Dicionário Filosófico”. Suas idéias giravam em torno do direito à liberdade de expressão, religiosa e econômica.
* Para ele, o governo ideal era uma monarquia esclarecida (CONSTITUCIONAL, onde o rei deveria obedecer a constituição) , ou seja, o poder do rei mediado pela idéias iluministas.
* Era anticlerical e se posicionava contra as idéias da Igreja Católica.
* Foi autor da frase: “Posso não concordar com uma palavra que dizes, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las”.

7. Filósofos Iluministas: Rousseau
* Rousseau foi um filósofo suíço.
* Criou a obra “ Do Contrato Social ”, na qual defendeu que os homens nascem livres, sendo que a liberdade faz parte da natureza humana. Defende a democracia representativa.
* Foi autor da frase: "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe".

8. Filósofos Iluministas: Diderot
* Diderot foi outro filósofo francês.
* Criou a obra “ Enciclopédia ”, em parceria com D’Alembert. Seu objetivo era reunir todo o conhecimento que a humanidade havia produzido até sua época.
* Foi autor da frase: “O homem só será livre quando o último déspota for estrangulado com as entranhas do último padre”.

9. Despotismo Esclarecido
* As idéias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população.
* Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas idéias iluministas.
* Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos , pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as idéias de progresso iluministas.
* Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II , da Prússia; Catarina II , da Rússia; e Marquês de Pombal , de Portugal.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

RESISTÊNCIAS ROMPIDAS

O Luca Aquino deu uma ideia muito interessante: cada um poderia escrever uma frase mostrando qual resistência conseguiu romper com a experiência vivida no PETAR. As frases poderiam ser colocadas na sala do 8º ano na LIVERDADE. Que tal? Quem começa?

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A LIVERDADE VEM AÍ...

Gente dos 8º anos,
A liverdade vem aí e precisamos começar a pensar na sala dos 8º anos. Precisamos de muitas IDEIAS. Postem suas SUGESTÕES. COMO DEVERIA SER A SALA? O QUE DEVEMOS MOSTRAR? COMO VAMOS MOSTRAR? QUAIS CONHECIMENTOS APRENDIDOS AO LONGO DO ANO E DURANTE A VIAGEM, RELACIONADOS COMO O PROJETO RESISTÊNCIAS, DEVEMOS MOSTRAR NA LIVERDADE? COLOQUEM A CABEÇA PARA FUNCIONAR E MANDEM SUAS IDEIAS.
WAGNER

DEPOIS DA VIAGEM

E aí moçada? Gostaram da viagem? Eu gostei muito. Muitos de vocês demostraram uma grande maturidade, interesse e disposição para estudar e aprender cada vez mais.Além disso, muitos foram muito colaborativos e mostraram que sabem conviver dentro de um grupo. Achei também, que as discussões foram muito intensas. Espero realmente que aqueles que ainda não "sairam da caverna" ou ainda estão invisíveis, que reflitam na riqueza dos aprendizados que a viagem ofereceu e, comecem a assumir uma postura diferente. E VOCÊ O QUE ACHARAM? GOSTARAM? APRENDERAM? QUAIS AS SUAS IMPRESSÕES? FAÇAM SEUS COMENTÁRIOS.
As fotos e os vídeos serão postados em breve.
wagner