viagem

viagem
Petar

terça-feira, 14 de setembro de 2010

a viagem vem aí

Olá a todos! como vão os preparativos para a viagem? Todos já compraram lanternas? Vamos falar um pouco sobre as expectativas? Comentem o que vocês esperam desta viagem.

domingo, 12 de setembro de 2010

Construção Ponte Quilombo Ivaporunduva 1

Projeto resistências - Quilombo

Oi pessoal!
A viagem está chegando e precisamos retormar nossas discussões sobre o Quilombo de Ivaporunduva. Rescentemente a ponte que liga o quilombo à rodovia foi inaugurada. Estou postando um vídeo que fala da construção da ponte. Vimos que o quilombo, atualmente, é um lugar que resiste para manter seus modos de vida. Será que ponte irá contribuir para isso ou irá atrapalhar o modo de vida dos quilombolas? Quais serão os pontos favoráveis e quais serão os pontos negativos? Haverá mais ganhos ou mais perdas? Vamos discutir esse assunto? O debate está aberto.

sábado, 11 de setembro de 2010

Paródia de História-Iluminismo

iluminismo: Vídeo muito legal

Olá moçada!
Vocês sabem o que é uma paródia? É uma imitação cômica de alguma coisa como música. Achei este vídeo feito pelo professor Michel do colégio Energia, que estava estudando iluminismo com seus alunos. O professor pediu para os alunos fazerem uma paródia sobre o tema iluminismo e, os alunos escolheram a música O JOGO VIROU da banda Strike (vocês conhecem?). O trabalho ficou bem interessante. Veja o vídeo com a gravação da música e leia a letra original e depois a letra parodiada.
LETRA ORIGINAL DA BANDA STRIKE
Strike


Composição: (Fábio Perez/ Marcelo Mancini/ André Maini/ Cadu/ Rodrigo Maciel/ James Break/ Luiz carlos)

E eu sigo em frente
E hoje nada vai me abalar
Sem olhar pra trás eu vou na fé
Não
Vi que tudo ao meu redor ia desmoronar
Como um sonho eu acordei em outro lugar
E eu, senti que a estrela brilhou, e nada faz parar
Seis horas da manhã o sol me toca
Com a paz que renova tudo em minha volta
O som a noite inteira com a lua refletindo
No fim do túnel a luz que cerca o meu caminho
Já tá tudo pronto pra trip decolar
E na bagagem traz sorte pra somar
Pela sensação de liberdade é conduzido
Limita o seu pudor e libera seu libido
E o jogo virou
E a casa caiu
(high school boys every day, every night)
Causando a mil por hora e nada abala
E o jogo virou
A mente se abriu, eu vou voar
O mundo gira e bota sempre tudo no lugar
Sem me arrepender, vou continuar
Manter o equilíbrio entrar na brisa, levitar
Com minha bela na paz de Deus
O que sobe pra mente faz o meu caminho o seu
Tá tudo pronto com os pés na areia
E o brilho da cidade incendeia
Segue a vida reverenciando o som do mar
Vou na certeza que o sol vai me guiar
E o jogo virou
E a casa caiu
(high school boys every day, every night)
Causando a mil por hora e nada abala
E o jogo virou
A mente se abriu, eu vou voar
O mundo gira e bota sempre tudo no lugar


LETRA PARODIADA :
"E antigamente, o mundo estava fora do ar.
Tava todo mundo na escuridão
Burguesia versos rei algo a batalhar
Como um sonho que acordei em outro lugar
E eu senti que o mundo iria mudar
No ano sete ponto oito sol brota
Com algo importante que nasceu em minha volta
Vi que a coisa era interessante
Algo para se referir em um instante
Montesquieu um cara descolado
Não queria ficar de braços dados
Propôs a divisão dos três poderes
E o aprendizado com todos os seres
E mundo mudou
O iluminismo surgiu
A burguesia com seu dinheiro voou a mil
E o mundo mudou
O iluminismo surgiu
A cabeça do rei na guilhotina sumiu"

AGORA UM DESAFIO! Quem aceita o desafio de fazer uma paródia sobre o iluminismo ou sobre a revolução industrial? Formem bandas e usem a criatividade e a imaginação. Eu sei que nos 8º anos tem muitos músicos bons. Vamos lá! O desafio está lançado.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

recuperação 2º trimestre

OI pessoal,
Esta é especial para os alunos que farão a recuperação do 2º trimestre. Se você quiser tirar suas dúvidas, perguntas sobre o conteúdo fazer um comentário, use este espaço. Aproveitem...
Tô esperando
Wagner

terça-feira, 7 de setembro de 2010

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CORREÇÃO DA ATIVIDADE

Olá pessoal,
Quem fez o trabalho de leitura sobre a revolução industrial pode corrigí-lo com o modelo abaixo:

Corrigindo o texto:

Depois de revolucionarem a FABRICAÇÃO de produtos, a energia a VAPOR e o ferro foram aproveitados o setor dos TRANSPORTES, originando duas importantes invenções: o NAVIO e a locomotiva a vapor, que permitiam transportar com RAPIDEZ e em grande quantidade pessoas e MERCADORIAS. A mecanização dos transportes encurtou distâncias, barateou os CUSTOS dos produtos e teve grande importância para o desenvolvimento das indústrias e da ECONOMIA.

No século XVIII, poucos homens de NEGÓCIO possuíam capital (dinheiro) para construir FÁBRICAS, comprar máquinas, contratar TRABALHADORES e adquirir MATÉRIA-PRIMA. Os que possuíam, esse capital, os chamados capitalistas, lucravam muito com a produção industrial. Nascia, assim, um novo sistema econômico, chamado capitalismo INDUSTRIAL, que se baseia no trabalho assalariado e na livre concorrência. Nele os meios de produção (máquinas, terra, ferramentas, matéria-prima, fábricas) pertencem ao CAPITALISTA.

Em comparação com o trabalho HUMANO, as máquinas eram muito vantajosas: produziam mais, com maior rapidez, sempre no mesmo RITMO e INTENSIDADE. O trabalhador tornou-se OPERÁRIO: não era dono das ferramentas, executava uma tarefa repetitiva e, por seu esforço físico, recebia um SALÁRIO, sempre muito baixo. Suas CONDIÇÕES DE TRABALHO eram humilhantes: jornadas longas (12 a 16 horas) sob ritmo acelerado, disciplina RIGOROSA, ambientes SUJOS, barulhentos e sem VENTILAÇÃO adequada, ameaça constante de dispensa sem nenhum DIREITO exploração do trabalho de mulheres e de CRIANÇAS (a partir dos 5 anos de idade).

Sem leis para protegê-los, os operários organizavam SOCIEDADES que, mediante uma taxa, socorriam os trabalhadores em caso de doença, desemprego ou MORTE (pagavam o funeral). Essas sociedades se espalharam a partir de 1793, mas foram PROIBIDAS em 1799. Embora clandestinas, elas continuaram se formando em todo país, e, em 1824, o GOVERNO acabou por legalizá-las.

Os novos e ricos industriais levavam uma vida SEMELHANTE à dos nobres, mas não tinham poder POLÍTICO. Os cargos políticos e o direito de voto eram exclusivos da NOBREZA e dos proprietários rurais, que dirigiam o PARLAMENTO. A situação só se modificou pela lei de 1832 que estendeu o direito de voto à BURGUESIA ou a quem comprovasse ter uma propriedade. Já a imensa classe operária permaneceu, por muito tempo, excluída do eleitorado.

Exercícios:

1) Cite três diferenças existentes entre o artesão e o operário.

O artesão é dono das ferramentas, o operário não; o artesão faz todas as etapas de produção o operário é um especialista, o artesão recebe pelo que produz, o operário recebe um salário.

2) O que caracterizava o burguês industrial?

O investimento feito pelo burguês para adquirir os meios de produção.

3) Como os operários, explorados pelos industriais, reagiram a essa exploração?

Organizando grupos que auxiliavam os trabalhadores quando necessário.

4) Utilizando seus conhecimentos sobre História, responda: Com o desenvolvimento das indústrias surgiu um novo capitalismo no século XVIII, o capitalismo INDUSTRIAL. Mas, o capitalismo não surgiu no século XVIII e sim, no século XVI. Como era chamado o capitalismo no século XVI? Se a riqueza vinha da indústria no capitalismo industrial, de qual atividade econômica vinha a riqueza antes do capitalismo industrial?

Antes do capitalismo industrial havia o capitalismo comercial ou mercantilismo, cuja riqueza vinha do comércio.

5) Dê um novo título para o texto (lembre-se de que o título deve ser coerente com o texto)
livre

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

DICA LEGAL

Oi Moçada.
Quer aprender História e se divertir? Acessa o link abaixo. Lá tem alguns jogos relacionados a temas históricos. Confira!
http://www.historyingames.blogspot.com/